domingo, 28 de junho de 2009

Desenvolvimento Sustentável

Saudações prezados leitores!
Pegando carona em uma pesquisa solicitada pelo meu professor de Geografia, venho falar um pouco sobre um dos temas mais abordados atualmente: o desenvolvimento sustentável.
Como já dito, estou aproveitando os conhecimentos adquiridos numa pesquisa solicitada pelo meu professor de Geografia e, sendo essa uma área de grande interesse meu, pude aprender bastantes coisas e mesmo, aprimorar ainda mais na minha identificação com as Ciências Naturais.

Bom, pra quem não sabe o termo Desenvolvimento Sustentável pode ser assimilado como uma série de medidas, estratégias, tecnologias, processos e criações que possibilitem o desenvolvimento da geração presente, sem restringir o desenvolvimento das gerações futuras. O termo é largamente utilizado quando se fala de energia e matéria prima. A partir desse âmbito, o termo pode designar, por exemplo o desenvolvimento da indústria da madeira de maneira SUSTENTÁVEL, adotando medidas como o reflorestamento.

Especialistas em Economia, Geografia e Meio Ambiente têm em comum a ideia de que, para uma medida ter êxito ela deve ser adotada em 3 graus socias:
1º - os Governos;
2º - as empresas;
3º - e os cidadãos.
Analisando o contexto de medidas contra o Aquecimento Global e a favor do Desenvolvimento Sustentável, pode-se notar que medidas de economia sustentável já foram adotadas em boa escala pelo 1º nível social: os Governos.
Vários países já estão investindo pesado no desenvolvimento de tecnologias que possibilitem um desenvolvimento econômico que diminua as agressões ao meio ambiente. O Brasil é um deles. A estatal Petrobras ( http://www2.petrobras.com.br/portugues/index.asp ), certamente, é o maior expoente, quando o assunto é Desenvolvimento Sustentável. Embora a empresa trabalhe majoritariamente com o petróleo e seus derivados, é imensa a área de pesquisas em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Um exemplo disso são os pesados investimentos em pesquisas com o Biodiesel - combustível gerado a partir de matéria orgânica não fóssil (madeira, bagaço de cana e, mais recentemente, um tipo de capim).

O 2º nível também está em pleno desenvolvimento. É cada vez maior o número de empresas privadas que fazem questão de publicar a adoção de políticas sustentáveis. Como exemplo temos a mineradora Vale do Rio Doce ( http://www.vale.com/vale/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home ), a Philips ( http://www.philips.com.br/ ), a Honda ( http://www.honda.com.br/web/ ), entre outras.

E o 3º nível? A essa camada cabe a nós próprios a incumbência de desenvolver. E quando lê-se "cabe a nós" é habitual o leitor auto excluir-se desse "nós". Aí é que está o erro.
Quando digo nós, refiro-me a mim, a ti leitor e a todos aqueles que nos cercam e também aos que estão em outros continentes. Quando digo "nós" digo "nós humanos", nós, uma espécie que teve o êxito de impor-se como inteligente e que goza da supremacia global, de inúmeros direitos, mas que tem extrema dificuldade para cumprir com os mínimos deveres como, por exemplo cuidar da nossa própria casa, o nosso próprio grande lar: o planeta Terra.
E é por isso que escrevo esse post, digníssimos leitores. Para estimular-mos a fazer a nossa parte em prol de nossos semelhantes, futuros descendentes.

Pensando nisso, elaborei uma lista, selecionando algumas atitudes sustentáveis que podem ser tomadas por cada um de nós, a fim de fazer-mos a nossa parte. Algumas são velhas conhecidas, outras parecem mesmo curiosidades. Algumas são extremamente simples, outras exigem um pouco mais de esforço mas, qualquer uma delas irá proporcionar um pequeno alívio ao meio ambiente e irá deixar a nossa consciência um pouco mais leve.

ATITUDES SUSTENTÁVEIS - ao alcance de todos
1. Plante uma árvore: como todos sabem as árvores têm a capacidade de armazenar o CO², um dos principais gases causadores do efeito estufa. Depois das algas dos mares, são as árvores os maiores purificadores do ar atmosférico.
É uma medida que exige um pequeno investimento e um pouco de paciência e tempo para cuidar da árvore, em sua fase inicial; mas com certeza, é uma das medidas mais eficientes.

2. Use móveis de madeira: por mais estranho que possa parecer, essa é uma atitude sustentável. Usando móveis de madeira o indivíduo impede que a mesma seja usada para outros fins como, por exemplo a queima.
A madeira do tronco de uma árvore é composta por 70% de Carbono, em média. Usando essa madeira para fazer móveis o Carbono nela presente fica ali, aprisionado, sem provocar nenhum mal ao meio ambiente, enquanto que se a mesma madeira fosse usada para a queima, por exemplo, liberaria o Carbono na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.

3. Evite plástico e vidro. Use Alumínio: os 3 materiais citados são reciclados no Brasil, entretanto, o Alumínio é o mais reciclado (cerca de 96% a nível nacional) e também o que mais economiza energia no seu processo de reciclagem. Assim sendo, é o mais ecologicamente correto entre os três.

4. Tome banho em horários alternativos: a grande maioria dos brasileiros liga o chuveiro por volta das 19:30. Não coincidentemente, é por volta desse horário que os apagões brasileiros costumam acontecer. O chuveiro elétrico, como muitos sabem, é o maior consumidor de energia elétrica de uma casa comum. Ele chega a ser responsável por 40% do consumo de energia elétrica de uma casa. Agora imagine se os 183 milhões de brasileiros resolvessem tomar banho no mesmo horário. Seria um colapso de energia. Por isso, tome banho em horários diferentes com pela manhã, por exemplo.

5. Reaproveite a água: uma dica para aqueles que têm plantas em casa, ou gostam de cuidar do gramado do pátio. A água resultante a partir do 2º ciclo de lavagem das máquinas lavadouras de roupas tem índices ideais para irrigação das plantas. A mesma água também pode ser usada para abastecer a caixa de descarga do vaso sanitário (o maior vilão domiciliar do desperdício d'água: até 12 litros de água tratada em 6 segundos de acionamento).

6. Prefira alimentos locais: Essa simples atitude, se tomada em larga escala, reduz a demanda por produtos que enfrentam viagens de milhares de quilômetros antes de chegar aos supermercados locais, na maioria das vezes, através do transporte rodoviário, com a queima de combustíveis fósseis.

7. Tome água da torneira: ou não use garrafas de água mineral. A água mineral geralmente também enfrenta horas de viagens em caminhões "bebendo diesel" (que é mais poluente do que a gasolina). Além de que as garrafas plásticas, são pouco recicladas e representam utilização desnecessária de matéria prima para a sua produção (nesse caso, uma resina proveniente do petróleo).

AS ATITUDES A SEGUIR FORAM RETIRADAS DO MANUAL DA SUSTENTABILIDADE DA EDITORA ABRIL ( http://planetasustentavel.abril.com.br/ )
O manual supracitado apresenta mais de 40 atitudes sustentáveis e possui duas escalas para avaliar o esforço necessário para a sua realização e o impacto causado. Eu selecionei apenas as atitudes que exigem um esforço de até 2 pontos ( numa escala de 1 a 7), ou seja, serão listadas somente atitudes de simples concretização.

1. Não joguei lixo na rua: Somos bombardeados com esse ensinamento desde a infância e, mesmo assim, é fácil visualizar alguém jogando um papel, latinha ou seja lá o que for no chão. Essa e uma atitude tão grotesca que é considerada crime em vários países. Lugar de lixo é na lixeira!

2. Desligue os stand by: essa foi mais uma invenção em nome do conforto da vida contemporânea. Infelizmente, o inventor do stand by não notou que os aparelhos continuam consumindo energia quando estão nesse modo (aquela luzinha vermelha acesa nos eletro eletrônicos). Desligue os aparelhos da tomada: isso vai fazer a sua conta de luz baixar.

3. Escolha os eletrodomésticos mais eficientes: na hora de comprar novos eletrodomésticos esteja alerta às etiquetas que acompanham o produto indicando o seu rendimento. Escolha os mais eficientes, pois trabalham mais consumindo menos energia.

4. Viva o dia com luz natural: abra as janelas e deixe o sol entrar. Pra que passar o dia todo com lâmpadas acesas consumindo energia elétrica desnecessariamente? A luz solar faz bem para a saúde e até mesmo para o humor.

5. Desligue o monitor: outra dica velha. Embora bem conhecida, essa atitude deveria ser mais utilizada. O monitor é responsável por até 80% do consumo de energia do computador.

6. Use papel reciclado ou ecoeficiente: o reciclado evita utilização de mais matéria prima e o ecoefciente só usa madeira legalmente reflorestada, ou seja, sustentavelmente.

7. Use os dois lados da folha: e imprima somente o necessário. O papel é proveniente do segundo maior purificador de ar: as árvores. E a tinta é feita de uma escassa matéria prima.

8. Informe-se, pratique essas atitudes simples e passe-as adiante!

Para mais informações:
http://www.pordentrodatecnologia.com.br/
http://planetasustentavel.abril.com.br/
http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade
http://www2.petrobras.com.br/portugues/index.asp
http://www.vale.com/vale/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
http://www.honda.com.br/web/
http://www.sustentabilidade.philips.com.br/
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/
http://super.abril.com.br/blogs/planeta/
http://www.sustentabilidade.blog.br/
http://www.sustentabilidade.org.br/

3 comentários:

Tanani Avello disse...

Ainda vou te ver no ZH!

Nilton Vargas Rodrigues disse...

Hahahaha. Digo o mesmo pra ti Nani! =D
Se esse for o meu destino, aceito sem pestanejar! Haiusaehi

Vitor Tassinari Dornelles disse...

Daí tche... parabéns pelo texto. Belo blog.