segunda-feira, 2 de março de 2009

Crônicas de Verão

CONECTE-SE
Nesse verão, ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos, passei um mês fora de casa.
Dentre inúmeras outras coisas, esse período fora fez com que eu me "desconectasse" um pouco do meu círculo, do meu cotidiano e dos meus hábitos.
Sem Internet em casa, sem computador, sem meus amigos, minha cama e sem nenhum tipo de bem material dos quais o nosso modo de vida e nós mesmos, nos fazemos ficar dependentes. Eu fiquei desconectado do mundo que me cerca, salvo a minha família que estava comigo.
Mas, ao contrário da primeira ideia que vem à cabeça, isso não me fez mal algum, e sim me fez bem, muito bem.
O fato de estar desconectado das futilidades (obviamente, amigos não se encaixam aqui) do nosso medíocre mas prático e confortável cotidiano, faz com que se procurem novas conexões e se reforcem as já existentes.
Os dois maiores exemplos disso são os laços familiar e pessoal.
Olhando para trás e fazendo um balanço, posso verificar inquestionavelmente que uma "saída temporária" do dia-a-dia, na verdade, faz com que nos conectemos melhor e mais eficientemente àqueles que nos rodeiam.
Conectamo-nos com os nossos familiares, aos quais muitas vezes não damos a devida atenção e carinho que merecem. Conectamo-nos com nossos amigos e parentes que, estando distantes, parecem usar a saudade para aumentar os laços de união.
Mas a maior conexão resultante desse processo é com nós mesmos. A vida agitada às vezes nos faz esquecer de fazer muitas coisas conscientemente, caindo na rotina. Os erros principalmente, são os que mais deixam de ser conscientizados, passando a ser praticados no dia-a-dia, sem que notemos, por exemplo, que dissemos algo que pode ter ofendido ao próximo, que jogamos lixo no meio da rua e, nas consequências mais extremas, que esquecemos de alguém ou ainda, passamos por cima dessa pessoa.

O poder de reflexão e conscientização é o que difere o homem das demais espécies.

Convido-o então, amigo leitor, a conectar-se verdadeiramente consigo mesmo e com todos os que o rodeiam. A fim de viver e evoluir conscientemente, fazendo valer a máxima de Descartes: "Penso, logo existo."

Crônicas de Verão

Connect yourself! Abraços! :)

Nenhum comentário: