segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Já realizou o seu milagre de hoje?

Há uns dias atrás terminei de ler, pela 3ª vez eu acho (õ.Ô) a Odisseia, de Homero. Acho a mitologia grega extremamente interessante. É curioso o "vício" do ser humano em relacionar o desconhecido a divindades.
Como exemplo: para os antigos gregos, o Sol surgindo todos os dias no horizonte era o deus Hélio que, em sua carruagem, atravessava os céus iluminando o mundo com seus ofuscantes fios de cabelo! (até hoje, nenhum cientista conseguiu descobrir que diabo de shampoo o tal Hélio usava...). Cada vento (sul, norte, leste etc) era personificado por um deus. E assim por diante.
Mas o que quero ressaltar nisso tudo é o poder que a nossa mente possui. Em praticamente qualquer obra narrada na Grécia antiga, é possível notar inúmeras associações a fenômenos, presságios vindos dos deuses, assim como maldições rogadas pelos mesmos.
Verdade ou mito, até agora, durante toda a trajetória do chamado Homo sapiens , sempre mantivemos a crença num "poder superior".
Existindo ou não, o "poder superior" molda nossas vidas, construimos a nossa visão de mundo com base na crença (ou descrença) nessa(s) divindade(s) e as nossas decisões são influenciadas por isso.
Assim como grande parte do mundo, eu também acredito em Deus. E assim como nós, hoje, acreditamos no "poder superior" como sendo Deus (ou ainda Jeová, Javé, como em algumas religiões), os antigos gregos acreditavam nos deuses do Olimpo, assim como os nórdicos acreditavam nos seus, posteriormente rebaixados, "deuses pagãos" e assim como praticamente todas as comunidades do chamado "Homem sábio" acreditavam e acreditam em algo que governa o caos.
E todos os deuses de todas as épocas realizavam (e realizam) milagres, segundo a nossa interpretação.
Ou seja, acredito que os milagres possam ser fruto do nosso próprio subconsciente, porém, por algum motivo de força maior, não possamos realizá-los sem um canal: a crença no tal "poder superior" (também chamada de fé).
Minha intenção não é propagar o Ateísmo, até porque, como já especifiquei, também tenho fé em Deus, porém, acredito que a nossa mente, o nosso otimismo, têm um poder comparável ao da fé. Há certa hipocrisia em minhas palavras, sendo que me autodeclaro pessimista, entretanto, não sou adepto de radicalidades, procuro o equilíbrio em meu caráter e em tudo o que faço.
Em outras palavras, eu quis propagar a máxima: "A fé remove montanhas" mas de um ponto de vista diferente. Se é que alguém me entende....
E então, já realizou o seu milagre de hoje?
Pensem a respeito! Abraços!

Nenhum comentário: